Ações Coletivas em Teatro
Coordenação: Maria Andrea dos Santos Soares
Bolsista(s):
Voluntária(o): Fabrício César dos Santos e Isabelle Ambrósio
Período de execução: fevereiro de 2021 a janeiro de 2022
Agência financiadora:
Resumo do projeto: Desenvolver oficinas de teatro e experimentos coletivos em vídeo instalação a serem ofertadas para a comunidade em geral, mas em especial para a comunidade do campus dos Malês. Espera-se estimular processos de criação performático/teatral baseados na troca de experiências e práticas de diferentes origens e grupos sociais ou nacionais, cujas estéticas e propostas forneçam material para criações cênicas elaboradas coletivamente e que serão apresentadas ao público.
GIMU - Grupo de Integração Musical da UNILAB
Coordenação: Ana Cláudia Souza
Bolsista(s): Filipe Buba N'hada
Voluntária(o): Pedro David Quissongo
Período de execução: 2021
Agência financiadora: PIBEAC/UNILAB
Resumo do projeto: O GIMU é o Grupo de Integração Musical da UNILAB. A ação proposta tem o obejtivo de dar continuidade ao projeto GIMU a partir de três níveis de atuação: o primeiro é pedagógico, qual seja, possibilitar às comunidades acadêmica e locais o aprendizado de músicas, ritmos e formas composicionais através de oficinas temáticas e cursos, quer facilitados pelos membros do GIMU, quer por pesquisadores e músicos colaboradores externos e convidados. O segundo é compositivo, e compreende pesquisa sobre temas caros aos cursos da UNILAB conjugada à prática musical, como os quilombos da região, as localidades, personagens e grupos do continente africano e do recôncavo, a diáspora e as situações de luta e resistência dos afrodescendentes no Brasil, bem como ritmos, compositores e gêneros musicais brasileiros, afro-brasileiros, afro-latinos e africanos. Já o terceiro é o “performativo”, que compreende um espaço para apresentações e intervenções artísticas seja no âmbito da UNILAB, seja em outras localidades do município e da região. O propósito é que as atividades em torno dessas três atuações agreguem os músicos locais e colaboradores externos, sendo também espaço de apresentação do GIMU através de repertório autoral e não autoral referente às temáticas trabalhadas nas pesquisas, cursos e oficinas.
Produção de recursos didáticos em meio digital para implementação da lei 10.639/03
Coordenação: Profª Zelinda Barros
Bolsista e voluntária: Yuri Crisóstomo Fonseca e Amanda Oliveira Souza
Período: 2021
Resumo do Projeto: Oficinas online voltadas à produção de recursos didáticos em meio digital para implementação da lei 10.639/03 voltadas para docentes da Educação Básica e estudantes dos cursos de Licenciatura da UNILAB.
Capacitação de gestores públicos em migração internacional, acessos a serviços e direitos
Coordenação: Carla Craice da Silva
Bolsista(s): Jacira Nhaga
Voluntária(o): Francisco Domingos Kiosa
Período de execução: janeiro a dezembro de 2021
Agência financiadora: UNILAB
Resumo do projeto: A noção de provisoriedade inerente à condição de migrante trazida por Sayad (1998) desenha o quão complexo significa mudar de país. Tratando de estudantes internacionais, os paradoxos permeiam o próprio sonho de se conquistar o diploma do Ensino Superior, atravessando fronteiras físicas que, no caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), são oceanos com a certeza que o retorno à terra natal significará uma nova condição de vida. Porém, as fronteiras não são apenas físicas, são também sociais, culturais e políticas. O presente projeto visa trabalhar com este acolhimento dialogando com o acesso aos direitos pelos imigrantes, sensibilizar a gestão pública para a questão da migração internacional, tanto no que diz respeito aos seus direitos como dificuldades próprias enfrentadas por esse público.
Coordenação: Mariana Petroni
Bolsista(s):
Voluntários: Cristiano Monteiro, Bruno Calazans
Período de execução:2021
Agência financiadora:
Resumo do projeto: Durante a pandemia de Covid˗19, muitas pessoas ao redor do mundo passaram a utilizar as redes sociais como meio difusão de narrativas (escritas ou visuais) sobre o seu cotidiano durante a quarentena e todas as transformações que ocorreram em suas vidas a partir da necessidade do isolamento social. Inspirado por essas iniciativas, por meio das quais nos aproximamos a diferentes realidades e contextos, este projeto busca incentivar os alunos da Unilab, mas não só eles, a criar e difundir diários fotográficos sobre sua vida cotidiana, com o objetivo de conhecer e refletir sobre sua realidade e a de outros estudantes da instituição. E dessa maneira, essa ação de extensão, por meio da utilização do diário como prática narrativa e visual, quer aproximar os participantes ao uso das fotografias como meio de experimentação narrativa, e das imagens como meio de conhecimento.
Mapeamento Participativo na elaboração do Plano de Gestão Local do Guaiamum em Comunidades Pesqueiras Quilombolas de São Francisco do Conde e Santo Amaro, Recôncavo da Bahia
Coordenação: Rafael Buti
Bolsista(s): Camila Freitas
Voluntária(o):
Período de execução: 2020
Agência financiadora:PROEXT
Resumo do projeto: O projeto visa contribuir para a construção do Plano de Gestão Local do Guaiamum (Cardisoma guanhumi) junto aos pescadores e pescadoras artesanais de São Francisco do Conde e Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. O Plano de Gestão Local do Guaiamum é uma exigência da Portaria Interministerial 38, de 26 de julho de 2018 (Ministério do Meio Ambiente) diante da recente classificação do guaiamum como espécie criticamente ameaçada (Portaria 445 de 2014). Segundo a Portaria Interministerial, a partir de novembro de 2019 a pesca do guaiamum será proibida em lugares que não estiverem inseridos nos Planos de Gestão Local elaborados pelos pescadores junto ao poder público. O projeto visa contribuir com os pescadores e pescadoras artesanais de São Francisco do Conde e Santo Amaro na elaboração do Plano de Gestão Local, fornecendo recurso humano e tecnológico para a elaboração de uma cartografia sócio participativa dos territórios de guaiamum, além de fomentar as estratégias e iniciativas locais de preservação da espécie e proteção das áreas de manguezal, valorizando, deste modo, os modos de vida de parcela considerável da população da região, incluindo os próprios estudantes da Unilab, boa parte pertencentes a família de pescadores. O proponente participa de uma rede de comunidades quilombolas, pescadores, pesquisadores e parceiros que atuam na temática da pesca artesanal nas áreas de manguezal, sendo o projeto desdobramento de uma demanda dos pescadores artesanais dos quilombos de Acupe, Cambuta, São Brás (Santo Amaro) e Dom João (São Francisco do Conde) junto a grupos de apoio, como a CPP (Conselho Pastoral dos Pescadores).
Coordenação: Profº Dra. Cristiane Santos Souza
Vice Coordenadora: Profª Joseane da Conceição Pereira Costa
Bolsistas e Voluntári@s: Bruna Ap. Thalita Maia, Caroline Lima dos Santos, Joice Lorena do Sacramento Alves
Resumo do Projeto: O projeto tem a finalidade de gerar análises e reflexões acerca da cultura e das dinâmicas sociais existentes entre os estudantes e agentes educacionais e culturais da Baía de Todos os Santos, a partir da difusão do acesso à leitura, da contação de histórias e da disponibilização de livros e imagens ligadas a cultura e a histórias locais, afro-brasileiras e africana. A ideia é que as atividades e o acervo bibliográfico transitem em embarcação, aportando em comunidades da Baía de Todos os Santos por uma semana para visitação ao acervo da biblioteca, participação nas atividades de contação de histórias e outras atividades artísticas e culturais voltadas para a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Grupo de Integração Musical da UNILAB – GIMU
Coordenação: Profº Dr. Rafael Palermo Buti
Bolsistas e Voluntári@s: Filipe Buba, Zé Araújo
Resumo do Projeto:
O projeto inclui três tipos de atividades; oficinas de música dos próprios membros e de convidados externos; estudo musical e composição sobre temas ligados a África e ao Recôncavo; apresentações e criação de espaços artísticos na Unilab e fora dela.
Revitalização, Memória e Tradição
Coordenação: Fábio Baqueiro Figueiredo
Equipe de Trabalho: Cristiane Santos Souza, Joice Lorena Sacramento Alves, Leila Abade Nery, Mariana da Costa A. Petroni.
Resumo do Projeto: O Recôncavo da Bahia é uma região sociocultural importante do estado. Nela se encontra a comunidade de Acupe – Santo Amaro da Purificação, reconhecida pela riqueza de suas manifestações culturais. Muitas destas manifestações são apresentadas pelas ruas do distrito todos os domingos do mês de julho, culminando numa grande festa popular. Estas manifestações retratam aspectos da resistência na história do negro escravizado, exemplo do folguedo do Nego fugido e as próprias Caretas de Acupe. Preocupados com a manutenção destas manifestações artísticas e populares, este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver e viabilizar a realização de oficinas de produção de máscaras características do grupo cultural das Caretas de Acupe, que serão ministradas pelos próprios mestres careteiros como o Sr. Salvador de Jesus (Dodô das Caretas); assim como oficinas de percussão, e a realização de debates sobre a cultura e as histórias locais. Todas essas ações serão destinadas aos jovens da comunidade, com o objetivo de sensibilizá-los sobre as tradições culturais e artísticas de sua comunidade. É importante sublinhar que este projeto de extensão surge das preocupações apresentadas pela aluna do Bacharelado em Humanidades Joice Lorena do Sacramento Alves, a partir do diagnóstico feito por ela durante a realização de sua pesquisa para o seu TCC: Memórias e Narrativas de resistência num Recôncavo da Bahia: As caretas de Acupe – Santo Amaro (2016).